sábado, maio 08, 2004

AVISO AOS NAVEGANTES - LONDRINA

Bom dia!
Madrugada fria em Londrina. A mínima que meu termômetro registrou foi de 12C. É possível que a temperatura tenha sido menor, pois meu termômetro fica na janela (lado de fora), e tem sua face voltada para o Norte. Ventou S e SW durante a madrugada e esse vento deve ter derrubado a temperatura mais ainda do que os 12C que registrei. O dai amanheceu com céu limpo, algumas poucas nuvens passageiras. No momento, 10:45H, céu limpo, poucas nuvens, vento frio, 16C, 1017mb, 60%.
A previsão para este sábado é de um dia frio, com céu limpo e poucas nuvens presentes. À tarde, com a presença do sol, a temperatura poderá alcançar os 22/23C, mas deve cair rapidamente ao anoitecer. Deveremos ter uma noite de sábado bem fria.
Esse Domingo deve ser marcado por outra madrugada fria. As mínimas devem alcançar novamente os 10/12C, e as máximas do dia não devem ultrapassar os 22/23C. Algumas nuvens estarão disputando com o sol o espaço do céu de Londrina. Predominam ventos S durante a manhã, e ventos NE ao entardecer.
Segunda-feira com mais uma madrugada fria, talvez alcançando os mesmos 12/14C de mínima. A máxima poderá ser mais alta, chegando aos 23/25C. Algumas nuvens no céu durante todo o dia, mas o sol predomina. Ventos NE o dia todo.
Terça-feira com temperaturas em ligeira elevação, registrando a s mínimas em torno dos 16/18C. O dia permanece com quantidades variáveis de nuvens, e as máximas poderão ultrapassar os 25C. Sol forte durante todo o dia. Ventos NE.
Quarta-feira o tempo começa a mudar com a nova aproximação de uma frente fria. Não deve chover em Londrina, mas o dia permanece com muitas nuvens, algum sol entre elas, e temperaturas entre a mínima de 18/19C e as máximas em 23/25C. Ventos NE.


É possível que a nova frente fria que se aproxima nesta semana que entra trará algumas instabilidades para Londrina e Norte do Paraná durante a próxima quinta-feira. O que estou observando é que no próximo final de semana o frio tende a ser mais forte que o deste final de semana. Possivelmente a madrugada mais gelada deverá ser a de sexta-feira, com temperaturas mínimas ligeiramente abaixo de 10C, e máxima alcançando os 23C. Já no sábado (15/05) e domingo (16/5), as mínimas devem sofrer um ligeiro aumento (12/15C) e as máximas idem (24/26C).


Brasil do Sul com instabilidades indo embora, sumindo oceano adentro, mas deixando muitas nuves sobre toda a região e muito frio mesmo!!!
RS e SC tem um sábado com madrugada gelada, muitas nuvens que devem diminuir durante o dia. Muitas nuvens ainda cobrem o MS e SP durante este sábado, provocando instabilidades em diversos pontos nesses dois estados.
Domingo com madrugada gelada no RS, SC, PR e MS. SP com algum frio também. As nuvens devem se dissipar na maioria das regiões durante esse domingo. Permanecem ainda cobrindo todo Norte do MS e Norte de SP.
Segunda-feira novamente com madrugada gelada. Muitas nuvens deverão cobrir todo MS, SP e Norte do PR. Também o RS e SC terão muitas nuvens durante o dia. Outras regiões com céu aberto e sol durante a tarde.
Terça-feira com nuvens sobre todo RS, SC e PR. SP deve ter o tempo aberto, sol e temperaturas em ligeira elevação. MS apresenta um entardecer com muitas nuvens.
Quarta-feira com a aproximação de nova frente fria pelo SW, o tempo passa a instável em todo RS, SC e Sul e Sudoeste do PR, e também Sul do MS. Pode chover forte no RS e SC durante o dia. Ao anoitecer, pode chover forte ainda no Sudoeste do PR (Foz do Iguaçu) e Sul do MS (Ponta Porã). Temperaturas em ligeira elevação em todos os estados.