quinta-feira, setembro 25, 2003

A Vida como ela é

Se você não puder explicar a sua mãe ou a sua avó, não faça.


”Simplicidade, simplicidade, simplicidade! Tenha sempre 2 ou 3 prioridades. Se você tem mais de 3 prioridades, você não tem prioridades.” Autor desconhecido.
Prezados Amigos,

No que você está trabalhando ? O que faz a sua empresa ? Quais são as prioridades do seu negócio ? Você consegue explicar a sua mãe ou a sua avó qual é o negócio da sua empresa em poucos minutos, e elas conseguem entender claramente o que você faz ?

A sua mãe e a sua avó são as pessoas que mais querem entender o que você faz. Quer dizer, dificilmente você irá encontrar 2 pessoas com mais boa vontade em dedicar tempo e atenção para você explicar o que você faz ou o que é a sua empresa do que elas. Agora, se mesmo com toda essa atenção, você não consegue fazê-las entender o que você faz, como você espera fazer os seus clientes entenderem qual o valor que a sua empresa pode adicionar para o negócio deles ?

Todos os dias os seus clientes são bombardeados com mais incríveis mensagens de marketing com os mais confusos posicionamentos imagináveis. Caminho errado. Seja simples, objetivo, focado. É preciso evitar posicionamentos confusos. O que seria um posicionamento confuso ? Veja alguns exemplos: “Soluções em limpeza”, “Soluções de Qualidade”, “Produtos de primeira”, “Serviços de Qualidade” e por aí vai.

A primeira vista você diria que esses posicionamentos parecem corretos, certo ? Ok, os slogans parecem bonitos, mas o que realmente significa “Soluções em Limpeza” ou “Soluções de Qualidade” ? Afinal qual é a especialidade dessas empresas ? E acima de tudo, oferecer “soluções em limpeza” não é o suficiente para posicionar uma empresa nos dias de hoje. Todas as empresas de limpeza dizem que tem “soluções em limpeza” e qualquer cliente espera um posicionamento de “solução” de qualquer fornecedor. O que mais você oferece ? Qual o valor que você agrega ?

Valor. Uma palavra bastante usada... mas o que significa Valor ?

Valor é algo que você consegue fazer para alguém quando esse alguém não consegue fazê-lo sozinho. Veja por exemplo quando você contrata uma empresa para fazer os serviços de limpeza para o seu escritório. Porque você contratou esses serviços ? Simplesmente porquê você não consegue fazê-lo sozinho.

Isso sim é agregar “valor”.

O que você faz ? Faça essa pergunta a você mesmo todos os dias. Você consegue explicar claramente em 30 segundos ? Se você não conseguir, é tempo de parar para pensar.

Simplicidade, Simplicidade, Simplicidade. Nada menos que isso interessa.

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