quarta-feira, setembro 24, 2003

As entranhas da Terra

Aqui estou de volta, agora participando de forma mais efetiva. Andei meio "caidão" nas últimas duas semanas, mas estou melhor.
Como sou meio cavernoso mesmo, vou escrever sobre caverna, inclusive seu clima muito peculiar. É isso mesmo, o clima nas cavidades naturais possue características particulares. Uma caverna que estou estudando em Tamarana, por exemplo, possui temperatura constante ao longo do ano inteiro. São exatos 19oC faça chuva ou faça sol. A umidade relativa dar gira em torno 95% podendo estar sujeita a oscilações. Agora, em um salão no fundo dessa caverna, a simples presença humana (de umas três pessoas, por exemplo), pode alterar a temperatura em até 3oC e a umidade em 5%. Isto em aproximadamente 10 minutos.
Em tempo, normalmente a insolação na caverna é muito baixa bem como a precipitação média anual... o que não quer dizer que a chuva e o sol não sejam importantes para a caverna. Normalmente a chuva aumenta a quantidade de água no interior da caverna ou traz sedimentos para o interior da mesma, isto quando as águas de escoamento superficial adentram pela boca da cavidade causando o assoreamento da mesma.
Já o sol, muitas vezes consegue iluminar a entrada da caverna proporcionando o desenvolvimento de vegetais e algas.
Ainda sobre cavernas, estou dando um curso sobre cavernas aqui na UEL, toda quarta feira às 14:30h. Estamos programando algumas saídas para campo.
É isso ai. Até mais.

Angelo

Nenhum comentário: