terça-feira, setembro 23, 2003

Francisco de Assis e os empreendedores

Há muito tempo atrás, Francisco de Assis convidou um jovem e promissor monge para juntar–se a ele em uma visita a uma vila local. Honrado por ser convidado, e animado por aprender com o mestre, o monge aceitou o convite no mesmo instante.

Durante todo o dia, o monge e Francisco andaram por bairros, ruas e vielas dando atenção as necessidades dos mais pobres e desamparados. Eles abraçaram centenas de pessoas. E no final do dia os dois retornaram para casa.

Enquanto estavam na vila, em nenhum momento Francisco se dirigiu as multidões ou fez qualquer tipo de pregação. Muito desapontado, o jovem monge disse, “Eu pensei que nós fossemos para a vila para pregar”, Francisco respondeu, “Meu filho, nós pregamos. Nós pregamos enquanto caminhamos. O nosso comportamento e ações são sempre observados de perto por todos a nossa volta. Não existe nenhuma razão em andar até algum lugar para pregar, até que você pregue em todo lugar que você anda”.

Goste ou não, somos todos pregadores, evangelizadores dos nossos próprios negócios, e muito antes de acreditar nas coisas que você fala (através de campanhas de marketing etc), as pessoas vão acreditar nas coisas que você faz (através das suas interações com outros Seres Humanos).

Deixe o futuro da sua empresa nas mãos de campanhas de propaganda, promoção e incentivos pra ver onde você vai parar.

VIVA AS INICIATIVAS DESCONHECIDAS!

Essas que não são nem fashion nem glamurosas, não ganham prêmios e não são colocadas em currículos, mas ajudam a elevar a educação de todos aqueles que tocam o produto ou serviço da empresa.

VIVA AS EMPRESAS DESCONHECIDAS!

Essas que propiciam um ambiente de trabalho DESAFIADOR e EMPREENDEDOR a seus funcionários, antes mesmo de estar listada entre as 500 maiores empresas do Brasil, ou entre as Melhores Empresas para se trabalhar.

Essas que sobrevivem no mercado apesar de acuadas por grandes empresas – que se classificam como Empresas Cidadãs e cheias de ética e profissionalismo -, mas que usam do seu tamanho para atrasar propositalmente pagamentos, e com sua falta de responsabilidade quebram pequenos-grandes empreendedores.

VIVA O AUTOR DESCONHECIDO!

Esses que movidos pelo VERDADEIRO espírito do EMPREENDEDORISMO fundaram uma Kodak em 1880 com $ 5,000, ou uma Coca-Cola em 1891 com $ 2,300, ou uma HP em 1938 com $ 538, ou uma Nike em 1964 com $ 1,000, ou uma Black&Decker em 1910 com $ 1,200, ou uma Domino Pizza em 1960 com $ 900, ou uma DHL em 1972 com $ 0,00, ou uma Apple em 1976 com $ 1,350.

Esses que investem em si mesmo antes da empresa decidir investir nas pessoas.

Esses que têm a CONSCIÊNCIA de que é RESPONSÁVEL direto pela manutenção do seu emprego, e pelo sucesso da empresa em que trabalha antes mesmo da empresa perceber isso.

Esses que acreditam que ser o maior ou melhor não é o mais importante, e sim, fazer a diferença para todos aqueles que estão a sua volta.

Se você pensa assim, você pode até ser desconhecido por mim, mas tenha certeza de que você já é famoso por muitos, e que cedo ou tarde, os resultados de todas as suas ações irão me atingir, e contribuir de uma maneira ou de outra para o meu futuro.

A propósito e sendo coerente com o conteúdo da minha coluna anterior a coluna " A VIDA COMO ELA É" não tem periodicidade certa. Um dia podem ter 3 matérias e outra nenhuma. Coisa do protozoário! Falando nisto ninguém se candidatou a fila até o momento!

Nenhum comentário: