domingo, setembro 21, 2003

Domingos Pellegrini

Quem tiver a oportunidade de ler o Jornal de Londrina, edição deste domingo, 21/09, não perca a coluna do Domingos Pellegrini - Aos Domingos.
Ela trata de comentar a polêmica sobre a praça Floriano Peixoto, a respeito do seu formato. A discussão versava sobre o formato, que, segundo a lenda, foi feito reproduzindo a bandeira da Inglaterra, em homenagem aos Ingleses que aqui estiveram, fundaram esse vilarejo que se tornou a cidade de Londrina e colonizaram a região Norte do Paraná, através da Cia de Terras Norte do Paraná. Reproduzo abaixo alguns trechos que achei genial pelos comentários e pelas críticas, oportunamente inteligentes:

"...
Em Londrina, porém, costumou-se dizer que esse traçado (da praça) reproduz a bandeira britânica, e isso pode ser explorado como atração turística. Mas parece haver, entre os professores da UEL, uma leninista determinação de tentar negar ou desmerecer o trabalho da Companhia de Terras Norte do Paraná, que os britânicos usaram para colonizar Londrina.
É quando a verdade científica devia ficar esquecida, para vivermos a lenda ou o mito, muito mais interessantes e úteis. Pois não é melhor termos uma praça "britânica" do que uma praça qualquer como tantas?
Se essa visão esquerdista e ultrapassada quer ter mais ícones para destruir, pode também negar o fato de que o centro de Londrina, com suas quatro praças em arco, visto de cima forma a imagem de um imenso grão de café.
...
Hoje, quando vemos as praças atulhadas de barracas, num centro urbano saturado, com trânsito infernal, visual e sonoramente poluído, a visão britânica parece um paraíso perdido.
...
Claro que um professor determinado pode desmentir tudo isso com pesquisa e fatos. Que pena. A lenda é tão mais rica, e tão pobre a ciência que para nada serve!"


Domingos Pellegrini, você foi GENIAL!!!

Nenhum comentário: