sexta-feira, setembro 02, 2005

AVISO AOS NAVEGANTES

Ciclone ainda provoca ventos fortes e agitação marítima aumenta no Sul do País
Na manhã desta sexta-feira (02/09), o ciclone extratropical próximo do litoral sul do Rio Grande do Sul (RS) já causou ventos moderados a fortes com intensidade média em torno de 60 km/h, com rajadas que superaram 100 km/h na faixa leste do Estado. No decorrer desta sexta-feira, a previsão é de que o ciclone continue a se intensificar no oceano.
Na costa, os ventos ainda devem continuar fortes, com rajadas acima de 100 km/h. Entre as áreas de maior risco no Rio Grande do Sul estão: Chuí, Santa Vitória do Palmar, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Balneáreo do Cassino, Mostardas e Tramandaí. Em Santa Catarina, no Litoral Sul e Planalto Sul Catarinense, os ventos podem passar dos 70 km/h. O mar estará muito agitado, com ondas acima de 4 metros em mar aberto e acima dos 3 metros, próximo à costa do RS.
De acordo com a Marinha, há previsão de ressaca.Durante o sábado (03/09), o ciclone afasta-se rapidamente do continente e os ventos perdem intensidade, mas pela manhã ainda podem ocorrer rajadas acima de 50 km/h no leste gaúcho e Litoral Sul Catarinense. Entre a tarde e a noite de sábado os ventos perderão intensidade e o ciclone continuará a se deslocar para o oceano não oferecendo mais risco de ventos fortes no continente.
A probabilidade de ocorrência desta previsão do CPTEC é ALTA, com probabilidade de ocorrência superior a 70%.
Agitação Marítima: De acordo com a Marinha, nesta sexta-feira (02/09), o mar estará bastante agitado na altura do Estado do Rio Grande do Sul. Estão previstas ondas de até 4 metros, em mar aberto, propagando-se em direção à costa. Amanhã (03/09) o mar permanecerá muito agitado na altura do Estado do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com ondas oscilando entre 4 e 5 metros. De acordo com a Marinha, haverá mar grosso e ressaca.
Mais detalhes:

Fonte:
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Assessoria de Imprensa - 2005-09-02 16:10:08

Nenhum comentário: