quinta-feira, setembro 01, 2005

AVISO AOS NAVEGANTES

Ciclone extratropical forma-se hoje devendo provocar ventos fortes e agitação marítima no Sul do país.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, um ciclone extratropical deverá se formar no decorrer do dia de hoje (01/09), no litoral do Rio Grande do Sul, devendo intensificar os ventos em boa parte deste Estado e no sul de Santa Catarina (SC). Nestas regiões, a intensidade média dos ventos estará em torno de 40 km/h, com rajadas acima de 80 km/h, a partir do período da tarde.
Na madrugada desta sexta-feira (02/09), o ciclone irá se intensificar sobre o oceano, onde os ventos serão constantes com velocidade aproximada de 70 Km/h e rajadas que poderão ultrapassar 120 km/h. Na faixa litorânea do Rio Grande do Sul, a intensidade dos ventos será constante, em torno de 60 km/h, com rajadas que poderão ultrapassar 100 km/h. No litoral sul de Santa Catarina, ventos de 50 km/h, aproximadamente, serão constantes, com rajadas que poderão atingir ou superar a velocidade de 90 km/h.
A previsão para o sábado (03/09) é de que o ciclone comece a se afastar do litoral deslocando-se em direção ao Atlântico Sul, onde deverá se intensificar. Os ventos deverão continuar intensos no período da manhã, principalmente no litoral do Rio Grande do Sul. A intensidade média dos ventos ficará em torno de 40 km/h, com rajadas acima de 70 km/h. Entre a tarde e a noite de sábado, os ventos perderão intensidade e o ciclone continuará seu deslocamento para o oceano não oferecendo risco de ventos fortes entre o litoral do RS e de SC.
O aviso meteorológico de hoje está sendo divulgado em conjunto pelo CPTEC, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Ministério da Agricultura, e pelo EPAGRI/CIRAM - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Agitação Marítima - O mar estará apresentando hoje (01/09) ondas de até 3 metros na altura do estado do Rio Grande do Sul, apresentando uma propagação de sudeste para noroeste. Para amanhã (02/09) e fim de semana, estão previstas ondas de até 4 metros em mar aberto, na altura do RS, propagando-se em direção à costa. Há uma tendência de diminuição da agitação marítima no domingo (03/09), na altura do RS.
De acordo com a Marinha haverá mar grosso com ondas acima de 3 metros na área sul oceânica entre quinta-feira (01/09), 12 horas local, e sábado (03/09). Há condições de ressaca entre quinta-feira e sábado à noite.


Fonte:
CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Assessoria de Imprensa - 2005-09-01 14:56:02

Nenhum comentário: