quinta-feira, agosto 28, 2008

AVISO AOS NAVEGANTES

Boa noite!

Depois de alguns dias quentes e secos, Londrina termina a quinta-feira com sol forte e calor. Agora a noite o céu começou a nublar e começa um vento forte, Oeste, trazendo alguma chuva para apagar a poeira da cidade. Apesar disso, meu higrômetro permanece na marca dos 35%. Pode ser que ele ainda não tenha sofrido a ação da mudança, já que tive que fechar as janelas do meu escritório por causa da ventania que está lá fora...

Os modelos ETA (versão 20x20km) não trazem previsão de chuva para esta noite, mas pela imagem de satélite disponível no momento (veja imagem ao lado - para ver em tamanho maior, clique na imagem) que mostra a situação de uma hora atrás, podemos ver uma massa de instabilidade deslocando-se de Oeste para Leste (ligeiramente de Sudoeste para Nordeste) e que poderá efetivamente trazer alguma chuva para nossa região.


Segundo os mesmos modelos, a sexta-feira ainda deverá ser quente, com algumas nuvens, mas sem previsão de chuva. A temperatura deve oscilar entre 18 e 30C.

Sábado, o céu permanece parcialmente encoberto, com previsão de alguma garoa rápida durante a manhã. A temperatura cai bastante: mínima de 11C e máxima 20C.

Domingo amanhece com céu limpo e sol, mas a frente fria já chegou! Os termômetros caem mais um pouco na madrugada, podendo chegar aos 8 ou 10C. A tarde, o sol esquenta até 22/24C.

Se a previsão destes modelos se confirmar, a próxima semana será fria e seca, com céu limpo e tempo firme: diariamente a temperatura mínima ficará entre 10/12C, e as máximas chegando aos 26/30C sempre num crescendo ao longo da semana.

Eu, particularmente, não acredito nisso. Puro senso comum... nada científico. Achômetro mesmo, mas encaminhado pelo meu "feeling" depois de tantos anos (mais de seis) escrevendo sobre a previsão do tempo para minha região.

Amanhã, se eu tiver um tempinho ainda durante a manhã, confiro os modelos e mando outro post atualizando este.

Até lá!

Nenhum comentário: