quarta-feira, agosto 13, 2008

AVISO AOS NAVEGANTES

Bom dia!
Assim, sem avisar e não prevista nos modelos ETA, ela apareceu. Sem muito alarde, foi chegando devagar, mas quente e úmida. Primeiro vieram algumas gotas perdidas ao anoitecer. Até que ela caiu verdadeiramente. Mas não permaneceu. Ainda manteve-se leve e discreta. Próximo ao amanhecer, roncou forte, assustando os desavisados. Assoprou com alguma violência, ainda que fugaz. Molhou novamente enquanto surgiam as primeiras luzes do dia. No momento, céu se encontra oculto pelas suas grossas nuvens. O ruído das rodas no asfalto molhado denuncia: choveu, pouco mas choveu. As nuvens escuras cobrindo o firmamento prenunciam: poderemos ter alguma chuva a mais ainda durante o dia. Mesmo que os trovões tenham se acalmado e que os modelos ETA ainda não prevejam nenhuma chuva; ao contrário: poucas nuvens passageiras de média e baixa altitude e um dia ligeiramente quente, mesmo que sol entre nuvens por alguns momentos.
Vai esfriar? Certamente que não. Pelo menos hoje não. A temperatura que elevou-se ontem, hoje não deve ultrapassar 20 ou 22C durante a tarde.
A previsão para amanhã é ainda de sol escondido atrás das nuvens, estas de média altitude, aparecendo eventualmente, mas sem deixar a temperatura cair muito no amanhecer e nem subir muito durante o dia.
A tendência para os cinco dias seguintes é de céu aberto queda gradativa na temperatura mínima, proporcionando, já durante o final de semana, madrugadas com uma dúzia de graus celsius positivos (ufa!); e dias ensolarados quando a máxima não deverá passar dos 26C, ou seja, proporcionando desconfortáveis 14 ou até mais graus celsius de variação durante as vinte e quatro do dia.
Perceberemos um sol presente e poucas nuvens nesse final de semana, mas há um escuro no final do tunel: será a noite que está por vir? Não creio: no início da semana, nebulosas passearão pelos céus da cidade talvez não trazendo nenhuma precipitação pluviométrica, mas certamente aliviando as temperaturas baixas do final de semana e, em contra-partida, aliviando a grande e desagradável amplitude térmica.

So, that´s it!
Tomorow we wil have more... I hope so!

Nenhum comentário: