quarta-feira, junho 21, 2006

AVISO AOS NAVEGANTES


INVERNO SECO E MAIS FRIO

Embora o inverno comece oficialmente apenas às 9h26 desta quarta-feira, dia 21 de junho, o frio já chegou ao país. A queda de temperatura sentida no mês de maio já deu uma idéia do que promete ser o inverno deste ano. Segundo as previsões meteorológicas, a estação deverá ser mais fria e seca em 2006, comparado com o inverno do ano passado.
Para este ano, a expectativa é de que algumas massas polares fortes derrubarão a temperatura no centro-sul do Brasil, em Rondônia, no sul do Amazonas e no Acre. “A expectativa é de um inverno mais frio e mais seco do que o anterior, intercalando períodos frios com temperaturas amenas. Com relação ao ano passado, as temperaturas vão ficar, em média, cerca de dois graus mais baixas” afirma Patrícia Madeira, meteorologista do Grupo Climatempo.
Nos dias muito frios, será possível a ocorrência de geadas no sul do Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Em São Paulo, na Serra da Mantiqueira e em todas as regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na maior parte da região Sul a chuva será regular ao longo da estação, por conta da passagem de frentes frias. A faixa leste do Nordeste, por sua vez, durante o inverno sofrerá com um nível de chuva acima do normal. Porém, com pouca variação de temperatura.
Nesta época do ano, apresenta-se também a conhecida inversão térmica em São Paulo, o que favorece a formação de fortes nevoeiros. Esses reduzem a visibilidade, causando diversos problemas nas estradas, e até o fechamento de aeroportos. Durante as tardes o ar fica bem seco e causa problemas respiratórios principalmente em idosos e crianças. “A umidade diminui drasticamente e o ar seco favorece a maior concentração de poluentes, como o ozônio, principal poluidor do ar nos meses de julho e agosto, e grande causador de problemas respiratórios” afirma a meteorologista.

Fonte: climatempo

Nenhum comentário: