sábado, março 05, 2005

AVISO AOS NAVEGANTES

Bom dia!
Sábado de sol, céu limpo e sem nenhum sinal de instabilidades em Londrina e em todo o Norte do Paraná. Infelizmente.
A seca deve continuar.
As temperaturas sofreram nova queda nesta madrugada. A máxima ontem foi de 30C; nesta madrugada, a mínima chegou aos 19C. No momento, 7:30, registro céu limpo, 19C, 1014mb, 48%.

A partir de hoje, os meus registros de temperatura sofrerão uma ligeira "correção". Durante o verão, meu termômetro fica numa janela que tem sua face voltada para o Norte. No início de fevereiro, o Sol passa a "frequentar" essa janela diretamente, e, com a incidência dos raios solares diretamente sobre a coluna de mercúrio do termômetro, o registro da temperatura máxima passou a ficar duvidoso: seria a temparatura ambiente ou a temperatura dos raios solares? Como na quinta-feira a máxima que registrei neste termômetro foi maior do que a máxima do ambinete daquela tarde (na sombra), concluí que a precisão das medições estaria sendo influenciada pela presença do sol sobre a coluna de mercúrio. Então, a partir de ontem, passei o termômetro para uma janela que tem sua face virada para o Sul, ficando assim, abrigada da incidência direta dos raios solares. Por outro lado, a temperatura mínima - durante a madrugada e principalmente no amanhecer - será sensivelmente reduzida sobre as medições dos dias anteriores, porque esta janela sofre a ação direta do vento Sul, muito mais frio do que o vento que o termômetro recebia quando estava na janela face Norte.
Este fato se repete todos os anos. Em Março o termômetro deve ser transferido para a janela "Sul", e em Outubro o termômetro deve ser transferido para a Janela "Norte", pelo mesmo motivo. Está aí o porquê da mudança significativa nas temperaturas de ontem para hoje, embora realmente tenha ocorrido uma queda - perceptível até sem aparelhos de medição!!!


E a previsão é desanimadora. Cèu limpo, sol forte, dias quentes e noites frias. Tudo indica que será assim durante o final de semana e igualmente durante a próxima semana. Não há previsão de mudança neste quadro até o final de semana que virá, ou seja, nos próximos 10 dias. As temperaturas máximas deverão passar dos 30C diariamente e as mínimas sempre em torno dos 18/20C. Ar seco, com umidade abaixo dos 50%.

Nenhum comentário: