sexta-feira, setembro 17, 2004

AVISO AOS NAVEGANTES

E ela veio. Meio barulhenta, desajeitada, durante a madrugada, mesmo assim ela veio. Assoprou levemente e foi chegando, por cima, molhadinha, molhadinha. Barulhenta, como já disse, mas nem se preocupou que estaria acordando todos, inclusive eu mesmo. Ela veio por cima, e depois despejou-se, liquefazendo-se sobre todos nós, a madrugada toda. É certo que depois de algum tempo foi aquietando-se, pois nem tem sentido fazer tanto barulho a madrugada toda. Depois de algum tempo deixou que todos voltassem a dormir, embora ainda se mantivesse molhada. Ao amanhecer, como se não bastasse o escândalo da noite, ela começou novamente a se movimentar, ruidosamente, acordando novamente os que já haviam escutado sua chegada e aqueles que tiveram sono mais pesado e não acordaram da primeira vez. E ela novamente entrou, mais molhada do que antes, e despejou sua abundância sobre todos nos novamente!!!


Parece história de botequim, mas é o relato da chuva que caiu em Londrina nesta madrugada! Não havia nenhuma previsão de chuva. E ela veio, por volta das 3:30H, com muitos trovões e relâmpagos, e choveu gostoso. Não foi muita água, mas foi chuva que molhou pelo menos. Essa chuva veio de NW. Nada de SW como de costume. Olhei na imagem do satélite, das 2H da manhã e lá estava ela, formando-se na divisa do PR com o MS e aumentado de tamanho a cada foto. Hoje, 16/9, completaríamos 60 dias sem chuva em Londrina.
Ontem a noite, quando fui dormir, por volta das 11:30H, senti um calor anormal. A temperatura subiu ligeiramente, e anormalmente para aquela hora da noite. Mas, não achei que seria o prenúncio de alguma chuva. E acordei as 3:30 com os trovões. Ao amanhecer, deu uma nova pancada de chuva, com novos trovões. E agora, 11H, a garoa continua a cair, levemente, sobre a cidade. A temperatura mínima desta madrugada foi de 16C. E não subiu nada, pois agora mesmo, ainda temos 16,5C. A pressão atmosférica subiu ligeiramente, e registro 1017mb. A Umidade Relativa do Ar finalmente subiu agradavelmente. Agora estamos com 70%.
E agora as previsões são desencontradas. Há centros que prevêem um final de semana chuvoso com temperaturas em ligeira elevação. Há outros que dizem que o sol deve aparecer amanhã com céu limpo e temperaturas em elevação. É certo que esta sexta-feira deve se manter com o tempo instável, e com temperaturas bem amenas - que não deve passar dos 20C. Não acredito num final de semana chuvoso, mas talvez com temperaturas estáveis e sol entre nuvens.
Há previsões de novas chuvas para o dia 26/9 e 01/10.
O certo é que aquela massa quente e seca foi realmente rompida e agora poderemos ter novas ocorrências de instabilidades que provoquem chuvas em nossa região, amenizando o calor, umidecendo o ar e molhando a terra para o plantio da safra de verão.

Nenhum comentário: