domingo, março 28, 2004

AVISO AOS NAVEGANTES

Bom dia!
Domingão de Sol em Londrina e em todo Norte do Paraná. O tempo se mantém firme na região, com muito sol, algumas nuvens no decorrer do dia e muito calor, mas sem previsão de chuvas. E assim deverá ser a semana inteira. Devido ao calor, poderão eventualmente formar-se algums cbs no final do dia provocando algumas trovoadas e pancadas localizadas. As temperaturas serão estáveis durante toda a próxima semana, com a mínima em torno dos 19/21C, e a máxima chegando nos 33/35C. A PA esta em ligeira elevação. Haverá predominância de ventos fracos vindos de E e NE durante toda a semana.
Para o Brasil do Sul, depois do "susto" da passagem do ciclone extra-tropical, que a imprensa toda alardeou como um furacão, chegando a provocar temores não justificados nos moradores de toda costa catarinenese e gaúcha, a semana deve ser de normalidade. Na verdade, o tal Catarina era na verdade um ciclone extra-tropical, e não um ciclone tropical. Aparentemente, visto nas fotos de satélites, não há diferença entre os dois, mas estruturalmente sim. O ciclone Extra-tropical não causa tantos danos quanto os ciclones tropicais - aqueles que ameaçam a costa americana anualmente. O que se espera deles (e foi o que aconteceu) são ventos fortes, mas nada assustador, ondas mais altas que o normal e uma ressaca que deve durar uns dois ou tres dias, e ainda alguma chuva forte, isso caso ele não perca a força quando se aproxima da costa. A diferença básica é o sentido dos ventos: no extra-tropical, os ventos giram num só sentido, desde as camadas mais baixas até as mais altas; no tropical, o sentido de rotação é diferente em baixo X em cima; ainda a temperatura no extratropical - é mais frio internamente e mais quente externamente; no tropical é ao contrário - as temperaturas mais altas estão nao redor e no centro a temperatura é mais alta.
E foi o que aconteceu: o ciclone perdeu força ao entrar no continente, deixando o tempo nublado com chuviscos em toda faixa litoranea de SC e RS. Provocou chuvas nas serras gauchas e catarinenses, mas sem ventos fortes como estavam alardeando - o que é uma graça de Deus, não? Os moradores gauchos e catarineneses agradecem...
O Domingo será de tempo instável com chuvas e chuviscos em todo litoral do RS e SC, avançando algumas centenas de km adentro do continente. No restante do Brasil do Sul, o Domingo será um dia de muito sol e calor, e poucas nuvens no ceu. Algumas formações poderão ocorrer no final do dia e início da noite no interior de SP, mas sem previsão de instabilidades.
A Segunda-feira continua com muito sol e calor na maioria das regiões. Tempo instável apenas no litoral e faixa Leste de SC e PR. No final do dia, a região Norte do estado de SP terá muitas nuvens no ceu que deverão provocar instabilidades na região de Ribeirão Preto e arredores.
Na Terça-feira o tempo permanece instável no litoral de SC apenas na primeira metade do dia. NO final do dia o tempo limpa na maior parte do litoral de SC, mas algumas nuvens permanecem no litoral do PR e SP. O tempo fica sujeito a instabilidades no cair da noite novamente no Norte do estado de SP.
Quarta-feira tempo firme muito sol e poucas nuvens em todas as regiões. Temperaturas estáveis.
Quinta-feira Tempo firme muito sol em todas as regiões. Apenas no RS, a tendência é de um dia com muitasa nuvens, cobrindo o estado de W para E, desde o amanhecer e gradualmente no decorrer do dia, até cobrir todo o estado na noite desta quinta-feira. Não há previsão de ocorrência de chuvas significativas. Temperaturas se mantem estáveis em todos os estados.

Nenhum comentário: