domingo, novembro 23, 2003

TRANSITANDO

Prezados leitores, o assunto é preocupante e nos leva a pensar: "Indústria da multa ou da infração?".

Nosso país possui um alto número de mortes devido a acidentes de trânsito. Além da dor e do sofrimento das vítimas e de seus familiares, a violência no trânsito tem um custo social de R$ 5,3 bilhões por ano para toda a sociedade, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e publicado este ano. Os prejuízos são relacionados aos gastos com saúde, previdência, Justiça, seguro e infra-estrutura, entre outros.
Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que são mais de 30 mil mortes por ano nas estradas e avenidas brasileiras, e cerca de 350 mil feridos ¿ boa parte com lesões irreversíveis. Isso faz com que o Brasil ocupe o quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trânsito.

De acordo com a pesquisa, de janeiro a julho deste ano, os acidentes de trânsito consumiram entre 30% e 40% do que o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou com internações por causas externas, resultantes de acidentes e violência em geral.

Ainda mais chocante são as revelações das causas por trás desses acidentes: uso de álcool e drogas, desrespeito às regras de trânsito e imprudência dos motoristas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em sua maior parte os acidentes ocorrem durante o dia, com tempo bom e em retas. A redução desses números passa pela educação e conscientização de todos que transitam pelas vias do país.

Agência Brasil.

Nenhum comentário: